Texto


 
-->
Vamos brincar de ler?
Incentivo a leitura através de histórias super-malucas, músicas e livros para lá de criativos foram uma das atrações da literatura infantil na bienal do livro

Foto/Larissa Souza
-->Correr, pular, parar, sentar, pegar o livro, ler, compartilhar e interpretar ideias. Esse foi o roteiro da criançada neste domingo (25), na Oitava Bienal Internacional do Livro de Pernambuco no Centro de Convenções, em Olinda. O público infantil tomou conta da feira, encantados pelos bonecos gigantes nos corredores da exposição, ao som de músicas inspiradas em contos infantis, brinquedotecas e livros com formatos, cores e textos diferentes atraíram à tarde dos pequenos.

Em um espaço infantil denominado “Programa Manuel Bandeira Formação de Leitores” e inspirado no educador Paulo Freire, foi que podemos perceber intensivamente, atividades que atraem a elaboração do pensamento da criançada, onde os pequenos conseguem entender e compartilhar  ideias.
Como já dizia o educador Paulo Freire “A leitura do mundo precede a leitura da palavra”, mostrando através das palavras, ou melhor, das crianças que a educação literária ganha o mundo.
Não só na pratica de ler, mas principalmente de escutar, entender e produzir sua própria história. Como destaca “Lili” (Foto) com cabelos loiros e roupa bem colorida, da personagem Emília nos “tempos modernos” do Sítio do Pica Pau amarelo, interpretada pela professora da biblioteca do Programa Manuel Bandeira, Jaqueline Oliveira. “A criança nesse espaço, tem o momento dela, agindo como protagonista da sua própria história, além estimar a imaginação e comunicação com as outras crianças”, destacou. A pequena Laura Ramos de 5 anos, deixou a vergonha de lado e subiu no palco, para contar a história da sereia. Os amiguinhos da platéia pararam com os olhos atentos para escutar a história de um jeitinho que só mesmo uma menina, vestida toda de rosa com os cabelos encaracolados poderia contar. 
Os contos são de fontes literárias inspiradas em Luciano Pontes como a obra “Ouvindo as conchas do mar” e Ana Maria Machado na “A menina bonita com o laço de fita”, com histórias contadas desde temas do nosso dia-a-dia.
O acervo literário da exposição foi um dos mais atrativos, livros para todos os gostos e idades, com bichinhos de pelúcia na capa, acompanhado de CD, desenhos e o conteúdo que ouvimos falar de um jeito, mas violento, preconceituoso, mas que foi adaptado para o mundo infantil. 
Para ter uma ideia, o livro do escritor Cloves Nunes, que vem acompanhado com o CD, com musicas de cantigas de roda, na temática da paz mudou a letra de “Atirei o pau no gato” para “Não atira o pau no gato”, como também “O cravo brigou com a rosa” para “O cravo brincou com a rosa”, através de mudanças de palavras, mudamos o sentido e as crianças podem aprender a literatura através da paz, amor e cidadania, que inclusive esse último foi o tema principal da bienal.
Outra atratividade, foi na compra dos livros infantis, com preços bastante acessíveis. De acordo com o coordenador da Bienal, Leonardo Santos, chega a 60% os stands voltados para o público infantil. “Uma grande parte dos expositores é destinada a crianças e os preços dos livros estão em conta”, afirmou.  
Isso está explicado, com as sacolas de livros maiores do que a dona, Angelina Tavares de apenas 2 anos,  que arrastava nos corredores da feira e não deixava ninguém carregar. Nem a mãe dela, Cássia Andresa, via há muito tempo o entusiasmo da “filhota”. Não só em parar para ler e discutir sobre as histórias, mas também pelo encantamento com os bonecos de perna de pau inspirados em desenhos animados chamaram os novos leitores, nos corredores da exposição. Angelina foi apenas uma das centenas de crianças que brincavam de ler, interpretar, compartilhar e produzir ideias através dos livros e atividades malucas, que estimulam na leitura, a criatividade e cidadania.

Serviço
-->
Local: Centro de Convenções - Avenida Governador Agamenon Magalhães - Olinda
Dias: 23 de setembro a 2 de outubro/2011
Horário: 10:00 às 22:00 horas

Imagens


Foto/Larissa Souza

Foto/Larissa Souza

Foto/Larissa Souza


Foto/Larissa Souza

Foto/Larissa Souza


Foto/Larissa Souza




Relatório  da palestra com Aroldo Costa e Maciel Junior
Disciplina de jornalismo Multimídia
 
A bola da Vez “O Rádio na Internet”
Por volta das 20 horas desta sexta-feira (26), a torcida do sétimo período da Faculdade Joaquim Nabuco, em Recife. Recebeu duas personalidades da comunicação da Rádio Jornal e CBN no campo acadêmico.
Na comissão de frente, o consagrado Aroldo Costa, que é jornalista, produtor, apresentador, locutor, narrador esportivo e o garanhuense Maciel Junior, é radialista, comentarista, locutor e apresentador. A partida contou com a colaboração da “juíza mediadora” Izabelita Guerra, e cerca de 25 torcedores, os quais estavam com uma enorme expectativa para saber, quem iria começar o jogo. No primeiro tempo, abriu com o camisa 10 Maciel Junior, que falou um pouco das dificuldades como estudante, em Garanhuns, no agreste de Pernambuco.  Fatos que valorizam ainda mais sua camisa.
Sem contar com o seu posicionamento sobre a Internet na rádio “A Internet é um novo canal para a rádio, vejo com um ponto positivo, algo que pode ampliar ainda mais a comunicação com o ouvinte” declarou. E é realmente, um dos canais que o ouvinte torcedor, mas utiliza.  A exemplo, durante a partida vários torcedores, estavam gravando o jogo, para que possam postar na Internet. Lances, falas e o que a torcida de esquerda, disse. Tudo isso, para ter o famoso “furo” de cobertura esportiva.
Hoje o torcedor, não é apenas um ouvinte, não se restringe aos comentários da camisa 10 ou 9, mas sobretudo é produtor e formador de opinião. O camisa dez, Maciel Junior, passou a bola para o dono da camisa 9, Aroldo Costa.  Jogador experiente, desde os 16 anos. Relembrou a Era de Ouro, do rádio no Brasil e também as dificuldades que passou no campo acadêmico. Na adolescência, costumava juntar-se com times masculinos, para conversar de futebol. A paixão pela bola e por vestir a consagrada camisa 9, está explicado na Costa quente que esse caruaruense tem.
Aroldo ainda falou da importante da bola da vez, “o investimento de patrocínio com a Internet é de 100%.  Por isso, a apuração das notícias é tão importante. Somos os filtros das informações na rede social” disse.  A juíza Izabelita Guerra, apitou para o início do jogo. A camisa 9, Aroldo Costa, passou a bola para a Camisa 1, Jakslene Silva que rebateu, com a pergunta para a comissão. A câmera dentro do estúdio de rádio vai inibir os profissionais? Maciel Junior olhou para o Camisa 10 e depois para a torcida, fez aquele olhar “43”, mas agarrou.  E disse, que o comportamento com certeza vai mudar. “Entretanto, isso é uma forma para chamar ainda mais o internauta. Já pensou, isso lá no estúdio. Não vai prestar não é não Aroldo..?”.  
Aroldo ainda rindo junto com Maciel e a torcida, lembrou  de um radialista consagrado, da Rádio Bandeirantes. Que vibrava fisicamente com o jogo. “Já pensou uma câmera no estúdio, toda vez quando for passar a bola, ou der um gol? Chutar a mesa! Não deve ser muito engraçado...” Comentou.  Depois dessa, passou a bola para a lateral esquerda, Larissa Souza, que revidou para a Camisa 10, com a questão do Mercado de trabalho, citado pela juíza.  A comissão de frente, foi unânime, sobre a qualificação do profissional. Maciel Junior e Aroldo Costa, disseram que no interior, isso não fez tanta diferença, mas quando vieram para a Capital a qualificação foi muito importante.  A juíza chamou a atenção para o segundo tempo, o primeiro passou tão rápido que ninguém percebeu.  No apito, deu início ao segundo tempo com a lateral esquerda, Larissa Souza, que tocou para a camisa 10. 
Como está o relacionamento das fontes, depois do crescimento da Internet? Aroldo recebeu e confirmou. “Na Internet, a verificação está mais trabalhosa. Pois fontes desconhecidas colocam fotos, falam algo que não é verdade. Para ter uma ideia, já morreu tanto jogador na rádio e depois ficamos sabendo que ele estava vivo” alertou. E a lateral ainda complementou, “A dificuldade, não para por aí, muitas vezes quando sai alguma nota, ligo para verificar. A pessoa responsável, ainda não foi informada do fato. Para você vê, a rapidez que a Internet tem” comentou. 
Larissa Souza, tocou para o lateral direita “fininho”, que pegou o lance do comentário do último programa de Aroldo Costa, sobre novela. Segundo o lateral, um ouvinte começou a xingar a novela com palavrões e percebeu que a opinião do ouvinte não foi concluída.
Aroldo agarrou se justificando sobre o nível do programa e principalmente do papel do apresentador, de decidir se a difamação vai continuar ou não. No caso citado, não continuou. No termino do jogo por volta das 21 horas, a torcida não questionou sobre o número de gols, porque sabia que das duas partidas o placa deu de 10. Sem empate, e sem faltas e essas está de parabéns, pois em plena sexta feira à noite, segurar uma torcida de quase jornalistas numa sala de aula, só mesmo esses dois camaradas.

 
Caixa exclusivo para clientes que não utilizarem sacolas plásticas
Agora é lei, além de contribuir para o meio ambiente consumidor ganha desconto
Supermercados que ainda utilizam a “velha” sacola plástica podem abrir possibilidades para novos clientes, mudança do perfil do consumidor, mais economia e é claro contribuir para um mundo mais sustentável. A lei Estadual Lei nº 15.374/11, entrou em vigor nesta terça-feira (30) em todo Brasil.
Os supermercados que tem seis caixas ou mais, devem adaptar um caixa exclusivo para clientes que não vão utilizar a sacola plástica ou apresentarem sacolas reutilizáveis. Além disso, o consumidor ganha, a cada cinco itens um desconto R$ 0,03 por cada material.
“Assim que saiu essas sacolas recicláveis comecei a utilizar. Agora mesmo, irei usar a sacola de plástico, porque a minha já está cheia de compras. E outra coisa, ela aguenta o peso, além de poder lavar” disse a cliente Sandra Cristina de Brito, indo fazer compras.
Entretanto, para o gerente da rede de supermercados Severino Monteiro de Lima Neto, essa mudança pode ajudar, mas não é tudo. “Os clientes não querem respeitar nem as filas preferências, ainda mas para essa exclusiva. É preciso haver conscientização de todos, pois desde que começou a venda dessas sacolas, a maioria das pessoas usam para carregar outros matérias, por isso é importante a modificação no hábito do consumidor” ressaltou.
Ainda segundo Monteiro, para a pequena unidade de supermercado que trabalha, chega a gastar R$ 2.000 por mês com a sacola plástica.  O supermercado vendeu esse mês cerca de 35% de sacolas reutilizáveis que variam de dois a cinco reais. Apesar da lei, já está funcionando nesse supermercado, só ainda não adaptou o caixa exclusivo, mas os clientes já ganham desconto.
Além da geração de economia, as redes de supermercados e os clientes estarão contribuindo para o meio ambiente, uma sacola plástica que dura cerca de 400 anos para se decompor, pode ser substituída por outra, mais econômica, fácil de carregar, reutilizável e bonita.


 


A Voz e Liberdade                                                                                                                                                                                     
Cirleide Cristina foi à primeira mulher a acionar a lei Maria da Penha no Cabo de Santo Agostinho. Depois de 20 anos sofrendo violência de todas as formas, recebeu segundo ela a 
carta de alforria.

A vítima, que vem de família humilde, analfabeta, mãe e mulher, Cirleide Cristina de 41 anos apanhava todos os dias. Durante o dia, era espancada, tratada como se fosse filha (se é que isso pode dizer) e de noite mulher, para satisfazer os desejos do agressor. Durante 20 anos convivendo sob várias agressões achava que não tinha solução, porque sabia que se denunciasse, não iria dá em nada. Até o agressor, desdenhava dela, quando dizia que iria procurar seus direitos. Mas de vários casos que acontecia a sua volta, onde a mulher denunciava e o marido era solto, sabia que não iria adiantar.
Ainda mas, porque “a violência gera medo” e por isso, a família nunca se envolve, tem receio da situação e por ter aquele pensamento que o homem manda e a mulher obedecesse. Então, sentia medo e o jeito era continuar sendo a “coisinha derrubada, a negrinha, de boca cortada e cheia de hematomas pelo corpo”, como era apelidada por ele e se encontrava após as agressões. Além da violência física e moral que sofria, sustentava o agressor, onde trabalhava em um pequeno comércio do centro no Cabo de Santo Agostinho. Passava o dia trabalhando e quando chegava à noite, ele aparecia só para pegar o dinheiro, tão batalhado por Cirleide.
Uma mulher que não tinha conhecimento da lei, mas sonhava na liberdade, em sair daquela situação humilhante, mas o agressor Francisco Ercílio de Oliveira de 50 anos, a manipulava sempre dizendo “homem nenhum vai preso por bater em mulher”, além de afirmar que ela e os filhos dependiam financeiramente dele para sobreviver. Mas no dia 22 de setembro de 2006, Cirleide nasceu de novo, ganhou a tão sonhada voz e liberdade, para denunciar as inúmeras violências que sofria.
Depois de mais um dia de espancamento, Cirleide Cristina foi ao Centro das Mulheres do Cabo –CMC organização feminista não governamental que luta pelos direitos iguais das mulheres. Nesse mesmo dia, não sabia ela, mas a Lei Maria da Penha com o objetivo de criar mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, entrava em vigor e juntamente com a advogada Lucidalva Maria do CMC, foi encaminhada a delegacia do Cabo de Santo Agostinho.
Como a lei havia acabado de entrar em vigor, nem o delegado sabia dos procedimentos a serem tomados, mas a advogada, que já sabia da lei, pôde orientá-lo, na qual estipulou uma fiança, mas Francisco Ercílio não tinha condições de pagar. Foi detido, depois levado ao Centro de Observação Criminológica e Triagem Professor Everardo Luna - COTEL, em Abreu e Lima onde passou 4 meses e 3 dias preso.
A lei Maria da Penha foi fundamental para Cirleide, porque antes as mulheres lutavam cada uma por se e não chegavam a nenhum lugar, hoje juntas, lutam em prol dos direitos iguais entre homens e mulheres.
“Essa lei fez ele pagar todo o sofrimento que passei, depois de solto ainda me ameaçava, mas voltei ao fórum e o juiz estipulou uma distância em metros para não se aproximar da minha casa e ainda me prometeu que iria passar o natal e ano novo como nunca passai antes” lembrou Cirleide.
Dito e feito, foram um dos momentos mais felizes da vida dela, e sem contar a sua independência financeira, porque no final das contas, quem trabalhava e sustentava a casa era ela e continuou assim. Mas agora, muito mais segura, com uma nova vida e, sobretudo feliz.



A Sardinha de todos os dias 

Praticamente já virou rotina. Todos os dias temos que enfrentar a superlotação no Terminal Integrado na PE - 15, em Olinda. Principalmente nos horários de pico entre sete a oito horas da manhã e cinco a sete  horas da noite, é assim. Segundo a Grande Recife, empresa responsável, a frota é maior nesses horários. Mas não é o que conta a estudante Vanessa Silva "a empresa não tem  ônibus suficiente. Saio cedo de casa porque sei que vou enfrentar essa guerra, para conseguir entrar no ônibus" desabafou.
A superlotação, além de gerar atraso ao passageiro, cansaço e estresse, pode se agravar ainda mais. Pela agonia de ingressar no ônibus, ou melhor, na famosa "sardinha", chamada pelos passeigeiros. Muitos usuários não conseguem entrar no coletivo, gera a impaciência do motorista , que por sua vez, fecha a porta do transporte porque já está em cima da hora dele. E muitas vezes, ainda há alguém entre uma porta e outra tentando subir, que acaba saindo machucado. Um dia dentre tantos como esse, já presenciei braço, cabelo, bolsa e até parte do corpo imprenssado na porta.
Entretanto, vale ressaltar a má educação também dos passageiros. Tem aqueles cara de pau, que entram como se estivessem na fila, ou já chegam empurrando ou aqueles que conhecem alguém da fila e já chegam cumprimentando e isso sem olhar para trás, porque sabem que vão ser "massacrados" só com os olhares de quem está apelando para ir sentado.
Porém, são tantas insatisfações que para completar, a Grande Recife ainda aumenta a passagem o da tarifa do anel A, responsável por 80% do deslocamento dos cerca de 1,85 milhão de passageiros todos os dias no Grande Recife, passa de R$ 1,85 para R$ 2,00. Enquanto o anel B passa de R$ 2,80 para R$ 3,10. A passagem do metrô passará dos atuais R$ 1,40 para R$ 1,50. Tento um aumento 8,66%. (Dados do Consórcio Grande Recife).
Mas, vale mais um questionamento por que é que o anel B obteve um aumento de R$ 0,30 enquanto que o A R$ 0,15 ?ou seja o dobro do valor.
E quem sofre principalmente com o aumento da passagem são os estudantes, os quais, junto com a União Nacional dos Estudante - UNE   já fizeram vários protestos no centro do Recife que posteriormente chegaram a se reunir com a Grande Recife e o governo, mas nada foi resolvido, só promessas. Se pelo menos com o aumento da passagem adicionassem mais ônibus, para amenizar a superlotação.

Alagamento na PE-15, gera transtorno aos passageiros

 Está na hora de saírmos de barco, ao invés de carro e de trajes de praia. Toda vez quando chove na rua Javali, em ouro Preto, Olinda que fica na transversal com a rodovia da PE-15 o canal transborda e a situação fica complicada. Desde a madrugada  de  hoje começou a chover, que já começamos a pensar, além de ser segunda-feira primeiro de útil da semana "dia da preguiça" e carregado de chuva, já ficamos em alerta. Segundo, que infelizmente é caminho para quem mora nas mediações de  Paulista, Olinda, Abreu e Lima e Igarassu terão que passar pela PE-15. Independente para quem transita de carro ou de ônibus. Mas no primeiro, a situação foi mais complicada, porque os carros pequenos não suportaram a quantidade de água que cobria  de um lado a outro a avenida. Então, restou apenas os ônibus, que mesmo assim seguiram com caltela.
Mas existem sempre aqueles "afoitos" que gostam de arriscar, e invadem a pista dos ônibus. Isso porque, a via dos automóveis estava super-congestionada e a maioria dos motoristas impacientes, decidiram esperar até a água baixar. Devido a isso, pode-se imaginar a fila de carros parados, com motoristas que não tiravam o dedo da buzina, e ainda aqueles que sairam dos carros para seguirem a pé. Foi um verdadeiro caos.
Mas que não é a primeira vez, e pelo andar da carroagem, ou melhor, do barco não vai ser a segunda. Ninguém toma providência. Cadê a prefeitura de Olinda? Por onde se esconde? Será que está dentro do canal? ou no engarrafamento?  Estão na lancha? Ou em cima do Javali?
Para a passageira Maria Betânia, nem uma coisa nem outra. " estão dormindo. E nós aqui, nesta agonia que com certeza irémos chegar atrasados no trabalho" dasabafou.
Possívelmente estão em cima do Javali, o qual gosta de tomar banho de lama e descansar durante o dia!



Salve-se o Novo Código Florestal 

De um lado o relator do código florestal Aldo Rebelo, do outro o líder do governo deputado Cândido Vaccarazza do PT, em São Paulo. O que me deixa surpresa são essas alterações no código que se arrastam por 12 anos e ainda estão nessa discussão. E o pior de acordo com as últimas reuniões de Aldo Rebelo com o governo, é para decidir quem tem o poder de decidir. Quando na verdade não é quem vai resolver, mas o que vai ser decidido. Um dos pontos do projeto do novo código que gera polêmica entre o governo e o deputado diz que propriedades com até quatro módulos fiscais seriam perdoadas dessa obrigação. Já o governo quer que só agricultores familiares sejam isentos.
Outra divergência é a recomposição da vegetação ao redor dos rios considerados pequenos - com até 10 metros de largura. A lei atual (4771/65) diz que é preciso haver 30 metros de mata em cada margem do rio. O relator do Código Florestal propõe que os produtores que desmataram essa faixa tenham de replantar 15 metros. Já o governo quer que os proprietários de terra replantem todos os 30 metros, exceto os produtores familiares.

Entretanto, devem considerar o interesse público e social na decisão. Pois a lei vigente defendida pelo governo esta caduca e nada melhor do que avaliem a necessidade encontrada hoje. Porém diante de tantas rejeições o  relatório vai à votação no plenário na última semana de maio. Mas que diante das divergências tenhamos um código que beneficie o meio ambiente, não pode salvá-lo, mas que pretenda reparar os danos causados por nós.

A Indústria dos Impostos 

No comércio das taxas é bom está atento há algumas novidades e direitos do consumidor. Confira quatro dicas importantes para economizar tempo e sobretudo dinheiro

1. Quem quiser tirar CÓPIA da certidão de nascimento, ou de casamento, não precisa mais ir até um cartório, pegar senha e esperar um tempão na fila. O cartório eletrônico, já está no ar!

Nele você resolve essas e outras burocracias, 24 horas por dia, on-line. Cópias de certidões de óbitos, imóveis, e protestos também podem ser solicitados pela Internet. Para pagar é preciso imprimir um boleto bancário,depois o documento chega via Sedex.

2. AUXÍLIO À LISTA
Telefone 102... não!
Agora é: 08002800102.

Na consulta ao 102, pagamos  R$ 1,20 pelo serviço. Só que a operadora não avisa que existe um serviço verdadeiramente gratuito.

3. DOCUMENTOS ROUBADOS
Boletim de Ocorrência- BO dá gratuidade e grande parte da população ainda não sabe, é que a Lei 3.051/98  nos dá o direito de em caso de roubo ou furto, mediante a apresentação do Boletim de Ocorrência, obter gratuidade na emissão da 2ª via de tais documentos como:
Habilitação R$ 42,97;
Identidade  R$ 32,65;
Licenciamento Anual de Veículo
R$ 34,11
Para conseguir a gratuidade, basta levar uma cópia,não precisa ser autenticada, do Boletim de Ocorrência e o original ao Detran para habilitação e licenciamento e outra cópia à um posto do IFP.
No Código de Trânsito Brasileiro o Art. 267 comprovar tecnicamente que estamos acobertados pela lei- confira: Poderá ser imposta a penalidade de advertência por escrito à infração de natureza leve ou média, passível de ser punida com multa, não sendo reincidente o infrator, na mesma infração, nos últimos doze meses, quando a autoridade, considerando o prontuário do infrator, entender esta providência como mais educativa.

4. MULTA DE TRÂNSITO
No caso de multa por infração leve ou média, se você não foi multado pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses, não precisa pagar multa. É só ir ao Detran e pedir o formulário para converter a infração em advertência com base no Art. 267 do CTB.
Basta levar: Xerox da carteira de motorista e a notificação da multa. Em 30 dias você recebe pelo correio a advertência por escrito. Perde os pontos, mas não paga nada. É, mas não quer dizer que devemos ser menos prudentes.

Fonte: Rinaldo Oliveira


Educação, conscientização e atitude


Google
Educação segundo o dicionário "É o princípio comunicativo, utilizado pelas sociedades, para desenvolver no indivíduo a consciência de suas potencialidades, a partir da interpretação dos sinais gráficos até a construção dos conhecimentos que favoreçam o desenvolvimento de um raciocínio comportamental e disciplinar, na sua individualidade, diante do grupo social e no meio ambiente em que vive".

Google
 Mas qual é o valor disso para nós? Pergunto , porque cientificamente "o ser humano" é um ser pensante. Diferentemente dos animais. Certo?

Um "ser" que joga lixo na rua, que mata o seu semelhante sem motivos, que destroi, humilha, rouba.... e depois finge que nada aconteceu, ou se finge de inocente, há fracamente! Como se não bastasse, ainda organiza, não todos, mas a maioria, vários comercias, campanhas, projetos e por ai vai. Para conscientizar a sociedade sobre a poluição. Mas será que isso adianta? No último sábado(26) teve o apagão mundial envolvendo cerca de 131 países, para protestar contra o gasto de energia, aquecimento global, e tantas outras "sujeiras" humanas.
Google
Muitos especialistas acreditam que já é chegada "o fim dos tempos". Na verdade não vai chegar, nós já estamos. No início, quando assisti no domingo passado um documentário sobre todas essas catastrofes mundiais que estão acontecendo e um depoimento de um jornalista especialista que dizia que todas esses desastres é a reação da natureza sobre o nosso comportamento "educação" para com ela, é sim esperada o fim dos tempos. Mas se começássemos a pensar são atitudes tão simples que cada ser humano pode fazer. Mas é claro através da conscientização, não adianta praticar sem conhecimento de causa. E olhe que são atitudes que achamos banais, mas podem fazer a diferença. Segue algumos esclarecimentos:  Você sabia que a embalagem de um bom bom pode passar cerca de 2 anos para se decompor? E um copo descartável, sabe quanto tempo? 5 anos. É... isso mesmo, 5 anos. Agora também vamos deixar de ser hipocríta, pois não vale participar de campanhas, projetos, palestras, e por ai vai. Se ao menos, não começarmos com coisas tão simples. Não é?
Digo não só na preservação da natureza, mas algo que sentimos necessidade de fazer, se ao menos pensássemos nos filhos, no futuro da humanidade.
Aqui vale algumas dicas que já fizeram sucesso, não só de punho sustentável, mas sobretudo econômico:

você já pensou em aproveitar a água da chuva, para lavar os banheiros, carro, quintal.... ainda não? Não perca tempo, dependendo da força de vontade, pode economizar cerca de 45% do gasto mensal.
outra,desligue os eletrodomésticos, mesmo que não estejam utilizando, pois segundo técnicos eletricistas, podem consumir, não só os que ficam com uma luzinha. Mas conectou, após o uso ou não desconecte. Sabe quanto a conta de energia pode cair? imagina.... por volta de 50%.
Toda vez quando abro minha bolsa "super pequena" as pessoas olham e dizem: poxa! que tanto lixo! porque você não joga fora? Até jogo, mas quando estiver próxima de um lixeiro. Porque prefiro guardar todo o lixo que consumir na rua  "olhe que não é pouco" e depositar no lixeiro e não nas calçadas.
E me responderam, deixa de ser besta! Se você continuar assim, os garis irão perder o emprego.
Dá para aguentar um "negócio" desse? Até onde vai a "educação" desses seres humanos? 

"Esquenta a carteira"

A cada dia, somos informados que o desemprego no país e principalmete no Nordeste vem diminuindo, mas ainda está longe de acabar. E com a concorrência em alta, muitas pessoas têm receio de continuarem sem um trabalho formal. E no desespero acabam recorrendo ao chamado "Esquenta a Carteira". Linguagem que é pouco conhecida no mundo legal, mas que na clandestinidade faz o maior sucesso.  Pois bem, pessoas que fazem tempo que estão sem um registro na carteira de trabalho, são segundo elas, recebidas para entrevistas nas empresas com um certo preconceito, por passarem um longo tempo sem trabalhar de carteira assinada.

Foto/Bruno&Contance

E por isso, há falsificadores só esperando uma oportunidade para oprimirem essas pessoas, aproveitando o estado de sensibilidade e da esperança de começar a trabalhar. Mas é um absurdo, chegam a cobrar por cada falsificação cerca de R$ 120,00  para assinarem e caribarem como empresas fantamas e/ou falidas. 
Porém  para os desempregados, não é por ai. As empresas antes de contratar, investigam sobre a vida profissional do candidato.
O esquenta a carteira, pode não só esquentar, mas queimar a carteira e a vida  profissional do candidato!


Caos no HR
 

Foto/Lara Souza

Quanto mais nós falamos, mas aparecem descasos da saúde pública. Coisa que deveria ser prioridade do governo, mas infelizmente não é.
A exemplo o Hospital da Restauração- HR precisa de uma reciclagem no atendimento onde há "profissionais" pouco informados, além de melhorar a limpeza do ambiente. Pelo amor de Deus! O hospital é um ambiente que deve haver total higienização por ter um grande número de doentes circulando na unidade acompanhados de diversas patologias.
Lixo é no lixeiro e não nos corredores do hospital, além do mau cheiro gerado. O mesmo acontece com os pacientes, que aguardam o atendimento numa cadeira totalmete desconfortável que pode agravar ainda mais o estado de saúde, e isso quando tem lugar para sentar porque normalmente é em pé. Além da história do "disse me disse" falta comunicação também dos seguranças. Para entrar no hospital quando fala em impressa é como se dissessem "pintou sujeira". Mas cadê o lado humano dessas pessoas? E foi ai que perguntei a um funcionário. Se fosse um parente agiria da mesma forma? E me respondeu - "Não. Com certeza pagaria um hospital particular". Pois é. Mas nem todo mundo pode pagar e realmente temos que nos submeter a essa realidade. Mas se cruzássemos os braços, certamente estaria pior. 

Por onde se escondem os caminhões de lixo em Paulista

A comunidade de Jardim Palista Baixo, na cidade de Paulista reclara da demora para recolher o lixo.Há quase três dias, o caminhão do lixo não passa. E isso está gerando muita revolta entre os moradores, ninguém aguenta tanto lixo nas calçadas, além é claro do mau cheiro.
A aposentada Tereza Ramos da Silva de 71 anos, é moradora da região e não suporta mais reclamar a prefeitura e ninguém, segundo ela toma providência. " já liguei para prefeitura e dizem que  irão mandar um carro, mas até hoje espero" Contou.

Além da espera e mau cheiro, o lixo está atraindo insetos, inclusive ratos e a chance de pegar alguma doença é grande.
Entrei em contato com a prefeitura da cidade, e garantiu que hoje isso vai ser resolvido.
É o que esperamos, pois sumiram!



Graças a Deus! E as várias reclamações fizeram com que tomassem providência. Na mesma noite, deram às caras.


Burocrácia na UPA, gera transtorno aos paciêntes    


Google

                                            
Quem é que ainda não foi atendido na Unidade de Pronto Atendimento -UPA? Se preparem, porque a burocracia é grande. Vamos esclarecer o que é que acontece quando entramos na unidade até a hora de sair: Primeiro pegamos uma ficha na portaria, sentamos na recepção e haja paciência, até que depois de muito tempo o nosso número é chamado, em seguida entramos na sala para explicar a enfermeira, mais uma vez o problema de  acordo com a breve avaliação é colocada uma pulseira para indicar a gravidade,em seguida aguardamos. Posteriormante na recepção anucia para fazer o cadastro, além de informar o novo local para poder aguardar, a chamada do médico. De acordo com o diaginóstico " a olho nu" é solicitado fazer mais algum exame e/ou tomar medicamento. Mais uma demora e descaso, na sala de medicação, não fica nenhum enfermeiro caso acabe o soro, a nebolização ou qualquer outro medicamento, temos que nos dirigírmos para outra sala para chamar o enfermeiro.
Depois da medicação ou exame, o enfermeiro assina. E mais uma vez aguardamos para entregar o laudo ao médico e dependendo da resposta, estamos liberados. Mas isso só depois de passarmos mais uma vez na recepção e entregar o laudo.
Explicamos para: Porteiro, recepcionista, enfermeiro, médico, enfermeiro,médico, recepção. Sete vez! Ninguém aguenta. Então vale uma dica dependendo da situação, leve um gravador para facilitar na comunicação com o atendimento da UPA.
A Unidade de Pronto Atendimento, está aprontando com a nossa paciência!

Atestado Médico do "Doutor  20"

Site/Google

Ainda estou me perguntando se realmente isso existe ou se é apenas boato. O doutor 20, assim chamado um médico que atende no bairro de Santo Amaro, no Recife. Segundo denuncias cobra R$ 20,00. Mas o impressionante é que esse valor, não é o valor da consulta, mas do atestado que muitas pessoas pagam porque querem se ver "livre da empresa " e compram para não ir trabalhar e é claro não descontar nada do salário no final do mês.
E a história ainda não terminou, além disso, se não achassem pouco, ainda alteram data e/ou números de dias , para que possam prolongar seu descanso. Mas muitas empresas, estão investigando e aplicando demissões por justa causa. Porque isso é considerado crime, não só por parte do doutor. O qual vende o atestado, mas principalmente do falso doente e esse sem sombra de dúvidas, deve ser punido.

Mesmo que seja um trabalho insuportável, que a empresa não dê a mínima para os funcionários e nem prestem atenção no que se passa, essa atitude  do  empregado com certeza, não será despercebida por outras empresas. Pelo comportamento antiético e por "sujar" a carteira de trabalho será difícil mudar a situação, pois perde a credibilidade, a confiança e sobretudo o respeito.

 
O descaso da OI na manutenção de orelhões   gera  muita   revolta, sem opção, os usuários utilizam celulares
Foto/Lara Souza

Irritação, impaciência, cansaço. São os efeitos da procura dos telefones públicos, os conhecidos orelhões. Isso porque há muitos no centro do Recife, mas para encontrar algum que funcione, é difícil.  A maioria dos aparelhos está quebrado devido ao vandalismo da própria população e também pela falta de manutenção da empresa responsável a Oi.
A Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel informou que a empresa responsável pelos telefones públicos, a cada mês só pode resolver oito solicitações de reparos, de uma demanda de 100. Quando é obrigação da empresa fazer sempre a manutenção desses aparelhos. Pois, esse problema poderia ser evitado, até porque a OI tem um sistema que permite identificar a quantidade de aparelhos quebrados e quais os orelhões que estão sem funcionar. Ainda mais, com a queda de recolhimento dos telefones públicos e o resultado é a diminuição do uso dos orelhões, que pode-se constatar o aumento na quantidade de aparelhos celulares em Pernambuco.
Mas mesmo assim, quem nunca precisou usar o orelhão? A falta de crédito, a bateria descarregada, e outros problemas técnicos, fazem com que os usuários procurem os telefones públicos.
E quando tentam encontrar, acontece como a estudante Joice Caroline, que não tem celular e há 25 minutos estava à procura de um telefone público que funcionasse. Já tinha percorrido a Avenida Conde da Boa Vista inteira e seguia para a Rua da Imperatriz, no centro do Recife, na esperança de encontrar um aparelho que prestasse. Ainda mais,  precisava fazer uma ligação urgente. Segundo Joice, a solução para essa penalidade  que  passou, é ter uma vistoria constante pela autoridade responsável.
Outra queixa é do taxista Luiz Gonzaga Alves Ferreira, que roda há 30 anos, na Avenida Guararapes, no centro do Recife. E em toda sua carreira sempre utilizou o telefone público e com freqüência. “Para falar com colega, com alguma empresa das quais a gente às vezes trabalha e principalmente com o cliente. E hoje se preciso de um orelhão está quebrado, telefone público não existe mais. Desde que mudou da Telemar para OI é que vem acontecendo isso. Essa parte de orelhão foi totalmente abandonada. E entre o orelhão e o celular, o orelhão era mais econômico. Agora, o celular hoje é mais cômodo, devido a não conseguir encontrar um orelhão em boas condições e a comunidade do celular é bem maior. A OI e outras operadoras como a TIM, Claro e Vivo têm promoções vantajosas” contou. Mas Luiz, como a maioria dos usuários não denuncia.
Não só os recifenses, mas todos que utilizam a nível nacional têm que ficar atentos porque no nordeste, é a OI, a empresa responsável. E não o governo. Podemos nos informamos do direito do usuário e o papel que a empresa responsável tem, é através da Anatel.
A assessoria de comunicação da OI não quis se pronunciar e a central de tele atendimento, depois que é informado o assunto transfere a ligação para um número que não existe e na Internet, no link fale conosco, não retornou.
Para quem quiser entrar em contato com a ANATEL, e registrar reclamações, denúncias, sugestões ou pedidos e informações, é através da Central de Atendimento 133 que funciona de segunda à sexta-feira, nos dias úteis, das 8h às 20h.
E o da OI é pela central de atendimento no 0800 56 58 que atende 24h por dia, durante toda semana. Ou pelo site http://www.oi.com.br/, nos links, oi pra você, em seguida, fale conosco. Lembrado que é preciso saber, se é cliente ou não, o nome do solicitante, e - mail e redigir a sugestão ou crítica. A operadora tem o prazo de 5 dias úteis para resolver, segundo a ANATEL.


O AUMENTO DE CELULARES NO BRASIL
Pesquisa do IBGE constata que há mais celulares do que habitantes

Charge/Diviol Lira

Segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia   e Estatística-IBGE, e divulgado pela ANATEL neste último mês, é que no Brasil existem 194,4 milhões de celulares, para 193 milhões de habitantes. Ou seja, há mais celular do que habitante, para cada habitante tem  mais de um aparelho. E as operadoras agradecem, principalmente por que é o segundo ano o melhor
da história de teledensidade e o Brasil é o quinto do
mundo no volume de telefones móveis, perdendo para a Índia.


SERÁ VERDADE QUE O PERNAMBUCANO NÃO VIVE SEM CELULAR?
Segundo a Anatel, em 2011 o ranking pode atingir três a quatro aparelhos para cada pernambucano


O taxista Alexandre Dantas Silva, há 14 anos trabalha na área e há seis roda na Rua do Hospício, Recife. E explica se é mesmo verdade que o pernambucano não vive sem celular ou é jogo de marketing das operadoras. “No começo do celular e ainda hoje, o orelhão, passou a ficar escanteado, devido à tarifa do celular, que hoje diminuiu bastante. Então, fica inviável comprar um cartão de orelhão do que efetuar uma recarga. E quanto aos problemas técnicos como o descarregamento da bateria do celular “hipoteticamente” já aconteceu, foi quando a minha mulher tentou ligar para mim e não conseguiu, disse como desculpa, que o aparelho estava descarregado. Mas, deixando a brincadeira de lado (com um sorriso estampado no rosto), já aconteceu, é por isso, que agora ando com uma batéria extra. Principalmente no trabalho. Tenho vários clientes que possuem meu número e é só ligar.
   Para ter uma idéia tenho três
   telefones, cada um com um
      chip de uma operadora diferente 

porque além de aproveitar as promoções, tento me adequar a operadora de cada passageiro” relata.E realmente é comprovado, segundo dados da Agência Nacional de Tele comunicações, divulgados neste mês: A cada quatro pernambucanos três usam telefones celulares. Mas isso se explica pelas promoções tentadoras das operadoras e, sobretudo em planos pré-pagos, onde não há carência, é só colocar crédito e pagar as menores tarifas nas ligações locais e interurbanas, para a outra operadora ou a mesma.  Além disso, a Anatel destacou na região Nordeste os pernambucanos, com a maior teledensidade (número de acessos por 100 habitantes). É o que corresponde ao dia a dia do taxista que no momento da entrevista pediu que o cliente que estava do outro lado da linha aguardasse, porque o telefone não parava de tocar, não só ele vive sem celular, mas os clientes também nem sem o Alexandre, e muito menos sem o celular.Conforme os dados da Anatel.  Pernambuco sobressai em relação a outros estados do Nordeste. E em nível nacional está muito próximo de conquistar a maior  teledensidade. E se continuar assim de “apenas” dois aparelhos para cada usuário vai ser três ou até quatro.


FIQUE DE OLHO NAS DICAS PARA ECONOMIZAR NAS LIGAÇÕES
O Senhor Dinheiro ensina como não cair nas armadilhas do toque e ajuda na escolha Do plano mais econômico

O economista Luis Carlos Ewald, conhecido como “Sr Dinheiro”, controlador das finanças pessoais. Em entrevista no último dia 22, no hotel jangadeiro, em Boa viagem. Deu algumas dicas importantes de como administrar as ligações. E para desanimação dos pernambucanos, sobretudo dos compulsivos por celular. Disse que, apesar da facilidade que o celular tem, o orelhão é mais econômico. “Para se ter uma idéia, a ligação de um celular é 40 vezes mais cara do que um orelhão. É por isso que só recebo ligação. Porque quem está interessando corre atrás" e existem alguns fatos que acontecem constantemente com a maioria dos usuários, principalmente com as mulheres. “Os amigos” ligam e só dão um toque para que, quem recebeu a ligação retorne, e é idiotice de quem retornar, pois sabe que vai gastar, e cai nas artimanhas do famoso “toque”. Não sou mão de vaca como Pedro Bial, o apresentador do fantástico, me chama no quadro "SR Dinheiro" e a maioria das pessoas também, porque quem quer economizar deve ficar ligado nessas dicas e não sentir vergonha”comenta, com tom bastante risonho.
Mas não se trata de vergonha. Segundo a comerciante Ane kaline Soares de Lira(Foto à cima): “Realmente é um absurdo, passamos muito tempo procurando um orelhão. Até porque, apesar do celular, há aqueles que não têm possibilidade de ter um aparelho e que usam telefone público. Principalmente porque é mais barato. E já acontecerão situações em que precisei fazer uma ligação urgente, e o que encontrei foi um orelhão sem o fio. E quando isso acontece desisto, não tenho paciência para esperar. Mas sei que o orelhão é mais econômico do que celular” desabafou.

Foto/blog

Pois é, é como o Sr Dinheiro afirmou. Porém pela facilidade , por ser mais cômodo, e não ter outra opção os usuários recorrem ao celular. E por falar em economia, vale ressaltar algumas dicas importantes: Quem faz pouca ligação durante o mês e que sejam ligações rápidas é indicado um plano pré-pago. Nas ligações longas é mais vantagem um plano pós-pago, porque utiliza um pacote de minutos, ajudando a ter mais controle, além de sair mais barato.


CELULAR COM NOVAS TECNOLOGIAS, MODELOS, PREÇOS E MARCAS
As novidades auxiliam no trabalho, no lazer e até na saúde

Para atender a grande demanda, as operadoras não perdem tempo. Existem no Recife OI, TIM, Claro, Vivo e Nextel, com várias promoções de planos e aparelhos. Mas o grande foco de venda é nos planos pré-pagos, que não exigem carência, basta apenas que efetue recarga e pronto.
Essa vantagem é agregada ao aparelho também, que todos os dias têm uma novidade, o novo hoje é o antigo amanhã. Mas não quer dizer, que os usuários não comprem. É cada vez maior a curiosidade das invenções, principalmente do brasileiro, que não espera nem sair nas lojas para pode comprar, no mercado eletrônico.


Fonte/Site Google
Baseado também na necessidade do trabalho e do lazer, onde os celulares têm conexão com Internet, que permite acessar as redes sociais, serviços de voz, conferência que admite falar até com  cinco pessoas ao mesmo tempo, capacidade de armazenamento muito acessível como até 4G, a quarta geração, prevista para 2011 no Brasil. E além de está ligado também à saúde, como o celular 3D, de terceira dimensão, que dispensa o uso de óculos, mas calma! A empresa chinesa está avaliando a possibilidade de inserção no Brasil.
Além de armazenar, e de ter uma visibilidade maior, outros aparatos também chamam a atenção dos usuários, como o modelo, que é bastante variável e, sobretudo os valores.
Os modelos variam de acordo com a marca, como Nokia, Sony Ericsson, Motorola, Samsung, LG, Siemens e Gradiente. Lembrando que no nordeste a Siemens faliu e a Nokia está no topo do Ranking das vendas.
Como o número de operadoras é diversificado no Recife, então há várias promoções, a OI com promoções de longo prazo principalmente pós-pago, a TIM com planos diversificados, a Claro e Vivo com a cobertura 3G e Nextel na ligação via rádio. E o valor dos aparelhos pode chegar até a R$ 70,00 e ainda parcelar. Para quem quiser conhecer as lojas próprias confira os endereços.
         Serviços:
OI
R JOSE DE ALENCAR 105 PAV 1, Q 10 E
81 32668587 / 81 32694704 / 81 32668587
TIM  
AV. Conde da Boa Vista/ Shopping Boa Vista/1º piso, Loja 24.
Telefone: 81 55243353
CLARO
Rua José Alencar, 105 - Boa Vista, Recife - (081) 3421-3434
VIVO
Shopping no 2 º piso expansão - Em Olinda. Informações. Onde: Lojas 332/333, Piso 02.
NEXTEL
Shopping Recife/ Loja Qp49- Loja QP49, Telefone: 81 - 34630381


Foto/Liliane Fernanda
A Creche Espírita Missionários da Luz
Fiz um trabalho, totalmente diferente como de costume, mas foi uma experiência e tanto!
Conheça a história completa dessa instituição que nos enche de orgulho. De atitudes como essa, faz a diferença para o  futuro desses pequenos.
Fundada em 1947 era inicialmente um centro espírita, chamado Centro Espírita Missionários da Luz, passados trinta anos transformou-se na creche de mesmo nome.
Localizada no bairro do Pina em Recife -PE, na Avenida Encanta Moça, por trás da Igreja Católica do Pina. Horário de funcinamento: de segunda a sábado das 7h às 17horas. Com atividades para adultos durante a noite.  Contato: 3466-4025.
No início das suas atividades recebiam crianças de todas as faixas etárias, chegando ao número de quarenta e cinco, meninos e meninas. Devido ao seu processo de legalização frente a prefeitura tiveram que diminuir a quantidade para apenas trinta crianças.  Antes a idade mínima para entrar na creche era de sete anos , passando para seis e posteriormente chegando a quatro. A creche possuiu nas suas instalações berçário, porém tiveram muitos problemas e decidiram retirar esta opção.
A creche é mantida através de campanha do quilo, ao qual arrecada alimentos e dinheiro  nas casas de várias comunidades,   outra parte das doações vem dos centros do bairro do Bongi e do bairro de Peixotinho, em Recife.
Segundo a Senhora Regina, é feito um trabalho de evangelização, realizado pela colaboradora Ana Barros .
´´Fazemos também  adoações de pães , sopa aos sábados de manhã, além de ajudar as pessoas que chegam na nossa porta, tais como mendigos e moradores de rua. Ocorrendo ainda uma distribuição de cestas básicas para ajudar aos pais das crianças atendidas pela creche ´´ relatou.
Fato que vale apana ser citado, presenciei um homem totalmente alcoolizado que veio até a porta pedir ele mesmo não sabia nem o quê. Mas a senhora Regina, com todo sensibilidade, não vendo apenas um "bebado" mas uma ser humano que precisava de ajuda foi no armário e doou o primeiro cereal que viu na sua frente e o indivíduo se contentou e saiu.
Regina ressalta que não recebe nada além do sorriso das crianças, sendo a creche  atendida por dois professores, uma cozinheira, um auxiliar de serviços gerais, duas coordenadoras e uma tesoureira.
O horário de funcionamento é das 7:00 às 16:00, de segunda à  sexta. Nos fins de semana em cima da creche funciona o centro espírita.  Aos sábados ocorre a evangelização da comunidade próxima ao creche e a também a distribuição de sopa, mas só tem acesso a sopa as pessoas cadastradas e que estão na fila organizada pelos integrantes da creche e do centro.
Nos caso das coordenadoras, elas tem mandatos de 2 à 4 anos e se candidatam voluntariamente.
Existem também ajuda para gestantes da comunidade, podendo atender um total de quinze, só que esse ano a creche só está atendendo à seis.
Com relação a pontualidade é inquestionável, a coordenação só admite a entrada das crianças até às sete e quarenta.
A rotina das crianças logo quando ingressa na creche, começa as sete da manhã quando  vão para o refeitório para tomar café, que é constituído de : cuscuz, papa, leite, pão, etc. Se dirigindo após o café para as salas de aula.
Na parte pedagógico da creche existe uma trabalho voltado para as crianças com idade de maternal terem todo o apoio, com o intuito deles já saírem conhecendo os números, letras, para que saiam aprendendo alguma coisa.
Existe também uma parceria com uma escola próxima  da prefeitura, a Municipal João Cabral de Melo Neto, para as merendas que sobrem na escola serem destinadas a creche, de forma a não haver desperdício  e que todas as crianças posam ter uma refeição digna.
As crianças saem das salas às dez horas da manhã e vão tomar banho para as onze irem ao refeitório almoçar e depois passam de volta aos banheiros para escovar os dentes e em seguida  irem as suas salas para tirar a gostosa soneca da tarde. Na seqüência por voltadas três e  trinta da tarde voltam para o refeitório para uma sopinha com pão doce e suco, que normalmente são cedidos pela escola João Cabral de Melo Neto .
As doações podem ser feitas na própria creche e podem ser doados: alimentos, brinquedos( principalmente nesta época do natal), materiais didáticos, roupas, eletrônicos, além de as pessoas poderem ajudar através de compra de produtos nos bazares que acontecem no local.
Para a coordenadora Regina Bezerra, o significado da palavra missionária esta explicado na frase da Madre Tereza de Calcutá, “quem vive em missão do bem, de ajudar, de colaborar, de proteger, sem olhar o entorno.” E complementa dizendo que “a missão tem desenvolvido um bem estar, proteger uma criança como se fossem nossos filhos. Limpar cuidar, zelar, dar carinho evitar discórdias , observá-las, escutá-las e a nossa principal missão neste projeto desenvolvido na creche, pois eles são seres frágeis e nossos irmão ´´ disse.
Para maiores informações entrar em contato com a creche missionária da luz : 3466-4025.
                     "Pai Pai Noel, quero presente!"
Convite Natalino
Arte/Lara Souza

Quer apadrinhar as crianças da creche neste Natal?
Funciona assim: Compareça a creche e faça a doação. Isso até o dia 10.12.2010 (sexta-feira) para doar o presente.No próximo dia 17.12, acontecerá a confraternização e a entrega das doações.
E os presentes podem ser: roupas, sapatos, brinquedos e alimentos.
Leandra de apenas 2 anos, vai ganhar uma par de sapatos e já está aguardando para receber
.
Então não perca tempo!
Confira a Galeria de fotos no menu fotos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário